You Tube Meu orkut Facebook Twitter Flickr

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Aulas de Japones 01

|| ||
Ohayo!
Como faz um tempinho que estou estudando japones por uma aula online no YouTube, não pude deixar de dividir esse meu segredinho com vocês ;)
A aula é bem simples e pratica, a professora parece ser uma legitima japonesa com seu forte sotaque caracteristico.Como a imagem do video não é muito boa para algumas pessoas ( no computador da minha Tia é perfeita imagem, no entanto, no meu computador a imagem fica borrada), resolvi fazer esse resuminho para ajudar vocês, que tiverem interesse na aula.Ou então dar uma ajudinha a saber escrever em japones e entender algumas coisinhas. ^^
Eu e minha Oba-san (Chamo minha tia assim pois no começo achavamos que era tia em japones, mas algumas amigas minhas disseram que Oba significa avó, no entanto, até hoje não sabemos exatamente qual é correto, por isso continuo a chamando assim <3 te amo Oba! rs) temos o costume de usar frases dos dia a dia em japones como: Ohayo (Bom dia), Konnichi wa (Boa Tarde), Oyasumi ( Boa noite), Tadaimasu (que seria quando a pessoa esta indo embora, no portugues, estou indo). . . e outras frases que usamos. Espero que minha ajudinha seja de grande ajuda. ^-^ O endereço da primeira aula esta aqui: http://www.youtube.com/watch?v=6yAI7Odws0c As aulas são divididas em 4 etapas, com cada aula tendo 10 minutos de duração. Chega de blá blá. . . esta na hora da aula \o>

Aula 01 - Etapa 01

Jikosho kai = auto apresentação

Eu = Watashi = Mulher (Onna)*
Boku = Homem (otoko)
Você = Anata
Ele = Kare**
Ela = Kanojo


*Obs.:Watashi serve para mulher e Boku para homem.Homem que usa watashi é para ocasioes mais formais, no dia a dia homem que usa watashi fica a ideia de que ele seja um tanto afeminado.é muito raro um homem japones usar watashi, este termo é mais delicado.
**Obs.:Kare e Kanojo, pode ser representado tambem como namorado ou namorada.

Aula 02 - Etapa 01

No plural nós acrescentamos 'tachi'.Veja a explicação abaixo!

Nós = Watashi tachi - Para mulher ou homem(mais delicado).
Boku tachi - Para homem.
Vocês = Anata tachi
Eles = Kare tachi
Elas = Kanojo tachi

Em Japones: Watashi wa Persyn desu.
Em Portugues: Eu sou Persyn.

'San' = Senhor, senhorita, senhora... - Indica respeito.
Particula 'Wa' = verbo ser.
Para a frase ser mais polido, mais formal, você deve acrescentar ao final da frase 'desu'.

Em Japones: Anata wa Mario san desu ka*
Em Portugues: Você é o senhor Mario?

*Obs.: Frase terminadas com 'Ka' siginifica que é uma pergunta, o 'Ka na verdade simboliza o ponto de interrogação "?"

Resposta afirmativa:
Em Japones: Hai, Mario desu.
Em Portugues: Sim, sou Mario.

Resposta negativa:
Em Japones: Iie, Mario de wa arimasen./ ou /Iie, Mario ja arimasen.*
Em Portugues: Sim, sou Mario.

*Obs.: 'de wa arimasen' é usado para frases negativas igualmente como 'ja arimasen'.Em frases negativas você deve escolher um dos dois.Onde,'de wa arimasen' é muito formal, usado mais em escrita enquanto 'ja arimasen' é usado no dia a dia.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...